Passaporte – o que é, para que serve e como obtê-lo?

Para sair do país é importante ter um passaporte. Esse é o documento requerido para visitar países como Estados Unidos, França, Itália ou qualquer outro fora da América da Sul.

Para os brasileiros, o passaporte é um documento obrigatório para visitar outros países, com exceção dos lugares que fazem parte do Mercosul.

Para Argentina, Chile, Colômbia, Paraguai, Peru, Uruguai, Venezuela, entre outros países permitem que brasileiros os visitem utilizando apenas a carteira de identidade como documento oficial.

Importante destacar que os países que fazem parte do Mercosul aceitam somente o passaporte ou a carteira de identidade para a entrada de brasileiros em seus países.

Nenhum outro documento, incluindo a Carteira Nacional de Habilitação – CNH, muito utilizada para diversas finalidades no Brasil, é aceito na fronteira.

Como a grande maioria dos países exige o documento, o passaporte é indispensável na mochila de qualquer viajante. Se você não sabe como tirar o documento pela primeira vez ou não sabe como renová-lo, acompanhe nosso passo a passo.

O que é o Passaporte?

Passport - what is it, what is it for and how to get it?

O passaporte é um documento, pessoal e intransferível, emitido por autoridades locais a fim de certificar sua identidade perante autoridades estrangeiras, que permitirão o ingresso e livre trânsito do portador em seu território.

Em outras palavras, o passaporte é um documento de identidade obrigatório para cruzar as fronteiras do seu país de origem. Dele será exigido assim que você adentrar solo estrangeiro, ou mesmo quando embarcar no Brasil.

No Brasil, há três tipos de passaportes mais comuns:

  • Passaporte comum;
  • Passaporte de emergência (válido por apenas um ano);
  • Passaporte para estrangeiros.

Os três tipos são emitidos por autoridades competentes, sendo que os dois primeiros atendem aos brasileiros e o último aos estrangeiros que residem no país.

Quanto custa para tirar o Passaporte?

A taxa de concessão para o passaporte comum é de R$257,25. Para dar entrada em seu primeiro passaporte ou renovar um documento vencido, é preciso entrar no site oficial da Polícia Federal, efetuar um cadastro e gerar o boleto.

Após o pagamento da taxa (normalmente compensado um dia após a efetivação), será possível marcar um horário para a entrega dos documentos.

Quais os documentos necessários para tirar passaporte?

Como qualquer documento comum, o passaporte possui dados básicos como foto, nome completo, data e local de nascimento, filiação e assinatura.

Após o pagamento do boleto e o agendamento para a entrega de documentos, se dirija ao local portando o documento de identidade ou a carteira nacional de habilitação e leve seu passaporte anterior, caso tenha.

Se tiver sido roubado ou perdido o documento anterior, é necessário apresentar um boletim de ocorrência.

A foto é tirada no local, durante o seu atendimento. É importante destacar que você deve estar o mais natural possível.

Se você está com a barba muito grande, mas sempre usa a barba curta; se você está muito maquiada, mas viaja com pouca maquiagem; ou qualquer outra interferência que possa fazer alguém da imigração desconfiar de você ao compará-lo com a foto: evite.

Pessoas já foram impedidas de entrar em determinados países e deportadas por não conseguirem provar que são elas mesmas no documento de imigração.

Atenção! Não esqueça do comprovante de pagamento da taxa de emissão e nem do passaporte anterior! Se faltar um dos documentos, você terá que remarcar o atendimento!

Como tirar Passaporte

Para realizar a emissão do passaporte, o solicitante deverá acessar o site oficial da Polícia Federal e realizar a solicitação do documento. Preencha o formulário eletrônico com suas informações pessoais e emita o boleto de pagamento ao finalizar.

Após o pagamento, retorne ao site oficial da Polícia Federal e marque o atendimento no local, data e hora de sua preferência.

No dia escolhido, se dirija ao guichê de atendimento portando o comprovante de pagamento da emissão do passaporte e um documento com foto.

Prazo de validade do Passaporte
Passport - what is it, what is it for and how to get it?

Os passaportes brasileiros atualmente são válidos por 10 anos. Alguns documentos relativamente recentes com validade de 5 anos possuem permissão de extensão para mais 5 anos, ao invés da necessidade de emissão de um passaporte novo.

Conclusão

Quem nunca sonhou em visitar a Walt Disney World em Orlando, nos Estados Unidos? Quem nunca sonhou em visitar o Palácio de Westminster em Londres, na Inglaterra? Quem nunca sonhou em visitar o Templo Expiatório da Sagrada Família em Barcelona, na Espanha?

Todos nós! Sabe o que todos esses pontos turísticos têm em comum?

Agora você sabe como fazer pela primeira vez e como renovar o seu passaporte, um documento essencial que permitirá o ingresso do portador em territórios internacionais, ou seja, um documento obrigatório para cruzar as fronteiras do Brasil.

Acesse o site oficial da Polícia Federal, preencha o formulário eletrônico e emita o boleto para pagamento da taxa de R$257,25. Após o pagamento, marque a entrega de documentos. Na data marcada, leve um documento de identidade com foto, o comprovante de pagamento da emissão do passaporte e o passaporte anterior, se tiver. Fácil, né?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *