Cartão de Cidadão

Serviços sociais e benefícios trabalhistas podem ser facilmente acessados com o uso do Cartão Cidadão. Ele é atrelado a Caixa Econômica Federal, e pode ser usado nos canais de atendimento desse banco.

Através dele, brasileiros que fazem parte de alguns dos programas sociais do governo conseguem acessar os valores disponibilizados. Também é utilizado para acesso ao seguro desemprego e outras verbas.

O que é o Cartão do Cidadão?

Se trata de um cartão tradicional, como aqueles usados para acessar a sua conta bancária, mas que serve exclusivamente para uso nos canais de atendimento da Caixa Econômica, e somente para as finalidades citadas.

Esse é um meio muito prático, que torna o acesso aos programas sociais e aos valores trabalhistas muito mais fácil para milhões de brasileiros, tornando alguns procedimentos bem rápidos e objetivos. Ele pode ser usado para sacar:

  • FGTS;
  • Abono Salarial;
  • Seguro-Desemprego;
  • Bolsa Família.

Em todos esses casos os valores são disponibilizados em contas da Caixa Econômica. No entanto, considerando que nem todos os brasileiros possuem conta nesse banco, essa foi a estratégia criada para dar acesso rápido aos valores.

Como pedir o Cartão do Cidadão

Citizen Card

Você pode fazer a solicitação de seu Cartão Cidadão de diferentes formas. Caso você possua algum benefício social ou trabalhista para sacar, e ainda não obteve o seu cartão, pode fazer isso através do telefone de contato. Ligue para:

  • 0800 726 0207

Outra possibilidade é comparecer a uma agência da Caixa Econômica e fazer a sua solicitação pessoalmente. Leve consigo documentos de identificação que possam lhe ajudar a acessar mais facilmente o cartão.

Lembre-se, porém, que o cartão estará atrelado a um benefício ou valor trabalhista. Portanto, caso você não tenha nada disso para receber o cartão não será emitido.

Mas, se você já possui conta na Caixa também não precisa do cartão, pois, o depósito será automático na sua conta.

Como fazer a senha do Cartão do Cidadão

Para garantir a proteção e a segurança, o Cartão Cidadão só pode ser utilizado mediante fornecimento de uma senha. Ela será definida pelo próprio titular após a solicitação do cartão.

Para tanto, é necessário comparecer a uma Unidade Lotérica ou entrar em contato com Atendimento CAIXA ao Cidadão – 0800 726 0207.

Caso você opte por ir diretamente a uma Casa Lotérica, deve ter em mãos o cartão para o qual quer cadastrar a senha e um documento oficial de identificação, que pode ser:

  • Carteira de identidade;
  • Carteira Nacional de Habilitação física ou digital;
  • Carteira profissional (Ex.: OAB, CRM, etc.);
  • CTPS – modelo informatizado;
  • Carteira funcional;
  • Identidade militar;
  • Carteira de identidade de estrangeiros;
  • Passaporte.

Todos esses documentos servirão como comprovação de sua identidade e poderão ser usados para que você crie uma nova senha para o seu Cartão Cidadão.

Caso você opte por comparecer a uma unidade da Caixa Econômica ao invés da casa Lotérica, então não precisa ter o cartão em mãos. Com o documento de identificação já conseguirá gerar a senha.

Renovação da senha

Quem já tinha uma senha cadastrada, mas esqueceu, pode redefinir. No entanto, infelizmente a Caixa ainda não disponibiliza canais digitais para isso. Sendo assim, será preciso comparecer a uma agência portando:

  • RG;
  • CPF;
  • Cartão Cidadão;
  • Termo de Responsabilidade (assinado no ato do cadastramento da sua Senha Cidadão).

Depois de redefinir a senha, procure memorizá-la ou anotá-la em local seguro para não ter o mesmo problema. Mas, em nenhuma hipótese você deve fornecer os dados a estranhos ou anotar em locais aparentes e óbvios

Como consultar o saldo do Cartão do Cidadão

Citizen Card

Diferentemente do que ocorre para a redefinição de senha, nesse caso é possível, sim, fazer a consulta de seu Cartão Cidadão através da internet. Felizmente há um canal próprio para isso.

Uma das possibilidades é através do site da caixa. Para isso, acesse o site clicando aqui e faça a busca. Você também pode fazer o download do app da Caixa em seu celular e realizar a consulta pelo aparelho móvel.

Outra opção é fazer essa consulta pelo telefone. Nesse caso, ligue para 0800 260 207. Lembre-se que em qualquer dos canais que você escolher será preciso fornecer dados pessoais para confirmar sua identidade.

Conclusão

O Cartão Cidadão é uma forma prática, rápida e segura de fazer saques de seus benefícios e direitos trabalhistas. Graças a ele muitos brasileiros conseguem acessar os valores sem precisarem madrugar em filas de agências bancárias.

É importante guardar o seu cartão em local seguro para que ele não seja utilizado indevidamente por outras pessoas.

Além disso, sempre tenha o cuidado de preservar a sua senha em segredo, e só forneça em caso de extrema necessidade e para pessoas de sua total confiança.

O Cartão Cidadão pode ser consultado e emitido de maneira muito prática. Mas, ele sempre deverá estar atrelado a algum benefício pendente de saque. Caso contrário, não há necessidade de obter o cartão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *