Carteira de trabalho

A carteira de trabalho é o documento mais importante para o profissional brasileiro. Nela são registrados os contratos e as mudanças durante o período de contratação, como promoções, aumentos salariais e licenças.

Conhecer a carteira de trabalho é fundamental. Para quem pretende entrar no mercado formal, seja na indústria, comércio, varejo ou qualquer outro setor, ter esse documento em mãos é essencial.

O que é a Carteira de trabalho

Criada em 10 de outubro de 1969, a Carteira de trabalho e Previdência Social (CTPS) é um documento de validade nacional onde são registradas as atividades profissionais formais de um trabalhador brasileiro ou naturalizado.

Sua principal função é justamente reproduzir com fidelidade a trajetória produtiva de um trabalhador. Portanto, o documento contém registros importantíssimos acerca da vida útil de um profissional.

Quem faz os registros é o departamento pessoal ou o RH da empresa. Sendo assim, quando contratado o titular deve entregar o documento no departamento para que o registro seja feito.

O mesmo ocorre quando há promoção ou mudanças relevantes na vida profissional. Tudo deverá ser devidamente ajustado no documento, servindo como uma ata a respeito da atividade prestada

Quem pode tirar a Carteira de trabalho?

Working portfolio

Por se tratar de um documento de validade nacional, a carteira de trabalho pode ser obtida por brasileiros ou pessoa naturalizadas brasileiras.

No entanto, existe uma exigência de idade mínima que deve ser seguida. O documento pode ser emitido para pessoas a partir dos 14 anos de idade.

Essa idade já é elegível para contratação em regime de Jovem Aprendiz, quando o profissional ocupa um cargo na empresa e o concilia com cursos e aprendizados.

Nesse caso também ocorre o registro em carteira, por isso o documento é requerido. Sendo assim, quem tem 14 anos ou mais e pretende ingressar em uma profissão deve obter a CTPS.

Como tirar a Carteira de trabalho

Para tirar a primeira via da sua carteira de trabalho é necessário reunir alguns documentos essenciais. Eles serão usados para a confecção do documento. Para isso você deverá terem mãos:

  • Comprovante de residência com CEP (conta de luz, água, telefone etc.);
  • Documento de identificação original (RG, CNH, Certidão de Nascimento ou Reservista);
  • Número do Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • Foto 3×4 com fundo branco.

Com os documentos separados, o requerente deverá agendar um horário via internet ou telefone para a emissão do documento e coleta de outros dados. O agendamento é gratuito.

Pela internet:

  • Acesse o site do TEM clicando aqui;
  • Selecione o estado, município e tipo de atendimento que deseja;
  • Insira o código de segurança e faça o agendamento.

Compareça no local e data agendados com os documentos listados acima para emitir a sua carteira de trabalho.

Pelo telefone:

  • Pelo telefone basta ligar para o “Alô Trabalho”, no número 158.
  • Forneça os dados solicitados e confirme o agendamento;

Compareça no local e dada com os documentos listados acima.

Como tirar a segunda via da Carteira de trabalho

Working portfolio

Se você já teve uma carteira e trabalho e perdeu ou teve algum problema, como roubos, furtos e extravios, é possível obter uma nova via. Os passos são bem simples, e parecidos com a emissão da primeira via.

O que muda, porém, são os documentos exigidos. Nesse caso, a lista de documentos é a seguinte:

  • Documento de identificação original (RG, CNH, Certidão de Nascimento ou Reservista);
  • Número do Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • Comprovante de residência com CEP (conta de luz, água, telefone etc.);
  • Comprovante de estado civil (Certidão de Nascimento, se solteiro, ou Casamento, se casado);
  • Documento que comprove o número da via anterior;
  • Boletim de ocorrência (em casos de 2ª via por furto, roubo, perda ou extravio).

Uma vez que você tenha todos os documentos reunidos é hora de fazer o seu agendamento gratuito. Ele pode ser feito pela internet ou pelo telefone.

Pela internet:

  • Acesse o site do TEM clicando aqui;
  • Selecione o estado, município e tipo de atendimento que deseja;
  • Insira o código de segurança e faça o agendamento.

Compareça no local e data agendados com os documentos listados acima para emitir a sua carteira de trabalho.

Pelo telefone:

  • Pelo telefone basta ligar para o “Alô Trabalho”, no número 158.
  • Forneça os dados solicitados e confirme o agendamento;

Carteira de trabalho digital

A carteira de trabalho digital é a opção mais moderna e aceita em todo o território nacional. Ela fica disponível no aplicativo da CTPS que pode ser baixado tanto em Android quanto em iOS.

O novo formato digital substitui completamente a carteira física, sendo que a versão digital será prioritária nas solicitações. Para fazer o requerimento siga o passo a passo:

  • Acesse o site clicando aqui e crie a sua conta;
  • Preencha os campos com seus dados;
  • Ative a solicitação por e-mail ou SMS;
  • Cadastre uma senha;
  • Baixe o app e entre com o CPF e a senha;
  • Confirme suas informações e pronto!

A carteira de trabalho digital trará todas a informações a respeito de sua jornada profissional, exatamente como a carteira física.

Conclusão

A carteira de trabalho é um documento essencial. Cuidar e ter esse documento sempre em mãos é fundamental para quem quer prestar serviços formais no Brasil. Siga essas dicas e providencie a sua.

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