Seguro desemprego solicite agora

O seguro desemprego ajuda brasileiros após saírem de um trabalho formal. Durante um determinado período, esses trabalhadores receberão um suporte financeiro enquanto buscam por novas oportunidades.

O seguro é solicitado por milhões de pessoas todos os anos. Se trata de um dos tópicos mais importantes das leis trabalhistas e é importante conhecê-lo para que saiba que se trata de um direito.

O mais importante é saber que existem alguns pré-requisitos que são considerados na hora de conceder o benefício. O trabalhador deve estar atento para saber se faz parte do grupo que tem direito às parcelas.

O que é o Seguro desemprego

Publicidade

O seguro desemprego é um benefício garantido pelo art.7º dos Direitos Sociais da Constituição Federal que promove seguridade econômica aos trabalhadores registrados em carteira quando dispensados sem justa causa.

Considerando-se a média salarial dos últimos três meses, é estipulado um valor a ser pago em parcelas mensais e por um período determinado variante.

Quem direito ao Seguro desemprego?

Seguro desemprego solicite agora
Seguro desemprego solicite agora

Tem direito ao seguro desemprego trabalhadores brasileiros que tiveram cargo com carteira assinada e que não foram dispensados por justa causa.

Porém, existem alguns detalhes que são bem importantes e precisam ser considerados para saber se você é elegível para o benefício. Veja a lista de requisitos.

  • Tem direito a receber o seguro desemprego o trabalhador que atuou com carteira assinada desde que não tenha sido dispensado por justa-causa;
  • Profissionais dispensados de suas funções para participar de cursos ou treinamentos sugeridos a pedido do patrão;
  • Pescadores proibidos de pescar por conta do período de defeso;
  • Trabalhadores resgatados de situação de escravidão.
  • Empregados domésticos dispensados sem justa causa.

Existe também um tempo mínimo exigido de trabalho para ter acesso ao benefício, que é de 6 meses de trabalho – para profissionais com registro em carteira. Esse período já dará acesso ao número mínimo de parcelas.

Qual valor do Seguro desemprego

O valor do seguro desemprego varia de acordo com a média salarial dos últimos três meses. A partir desse cálculo é definido o valor das parcelas, que será repetido durante os meses de acesso ao benefício.

Em 2021 o valor sofreu um reajuste e as parcelas podem chegar ao máximo em 1.911,84, um aumento de R$ 98,81 em relação ao máximo permitido em 2020, que era de R$ 1.813,03.

Como solicitar o Seguro desemprego

Os trâmites iniciais para solicitação do seguro desemprego serão feitos pelo RH da empresa, já que é necessária a baixa na carteira e a emissão de alguns documentos importantes para que se tenha acesso ao valor.

No entanto, a parte que cabe ao trabalhador beneficiário é possível adiantar parte do processo através de canais digitais, o que facilita bastante todo o processo.

  • Entre no site Emprega Brasil e faça seu cadastro;
  • Responda ao questionário sobre sua experiência profissional usando sua carteira de trabalho como base;
    Ao responder corretamente as perguntas você receberá uma senha para o primeiro acesso no site e deve trocá-la por uma senha pessoal;
  • Ao entrar no site, procure pela opção de “Solicitar Seguro desemprego”;
  • Preencha um novo cadastro;
  • O sistema mostrará oportunidades de emprego em sua área. Você pode se candidatar a essas vagas nessa etapa;
  • Ao final, confirme o interesse em solicitar o seguro desemprego;
  • Será necessário agendar um atendimento presencial;

Depois de concluir essas etapas, existe o prazo de 30 dias para que você comece a receber as parcelas. Porém, se o atendimento presencial for agendado para mais de 30 dias após o preenchimento virtual o prazo para pagamento pode mudar.

Como sacar o Seguro desemprego

Seguro desemprego solicite agora
Seguro desemprego solicite agora

No ato do requerimento via atendimento presencial, o trabalhador deverá fornecer uma conta para que o valor seja creditado.

Portanto, as parcelas do seguro desemprego serão depositadas automaticamente nessa conta.
Caso o requerente não indique nenhuma conta para crédito, o valor será depositado automaticamente em uma conta Caixa desde que seja individual.

Caso não tenha conta, então as formas de saque serão:

  • Na Unidade Lotérica;
  • Em um Correspondente Caixa Aqui;
  • no Autoatendimento da Caixa;

Para essas opções será necessário gerar um Cartão do Cidadão e cadastrar uma senha. Outra possibilidade é fazer o saque imediatamente em uma agência da caixa Econômica.

Conclusão

O seguro desemprego é um direito do trabalhador brasileiro e deve ser respeitado pelas empresas. No entanto, não tem acesso ao benefício a pessoa que é dispensada por justa causa.

Também não tem direito ao seguro, profissionais que pedem demissão, a menos que haja um acordo entre as partes – empregado e empregador.

Em outros casos, o seguro deverá ser pago conforme previsto em lei. No entanto, lembre-se que se trata de parcelas que dão ao profissional dispensado a possibilidade de buscar um novo trabalho.

Aproveite esse período para procurar por novas oportunidades e use o valor do seguro desemprego com parcimônia, sempre considerando que se trata de um valor de auxílio para suas contas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo