Cheque Especial – vale a pena usar o valor emergencial?

O Cheque Especial é um crédito que pode ser utilizado de maneira emergencial e acaba ajudando muitos brasileiros. Mas é preciso parcimônia e compreender como funciona esse valor e quais são os juros atribuídos a ele.

Todos os serviços oferecidos pelas instituições financeiras possuem prós e contras. Não é diferente com o Cheque Especial. Embora ele seja bastante útil, também podemos apontar alguns pontos que tornam o seu uso abusivo arriscado.

Nesse artigo, reunimos as principais informações sobre Cheque Especial e vamos apresentá-las para que você tire suas próprias conclusões.

O que é o Cheque Especial

Publicidade

No Brasil, o Cheque Especial é um crédito que o banco disponibiliza para caso o cliente precise efetuar movimentações bancárias e não possua saldo disponível no momento da transação.

Overdraft - is it worth using the emergency amount?

É considerado um empréstimo automático, pré-aprovado pela instituição bancária, que só terá suas taxas e juros cobrados do correntista caso seja utilizado.

Com o Cheque Especial, o correntista consegue efetuar qualquer transação bancária, incluindo pagamentos de contas, transferências, aplicações, saques e compras.

A disponibilidade e os valores pré-aprovados do produto dependem das regras de cada instituição financeira. Caso tenha interesse em saber mais, procure pelo gerente da sua conta corrente.

Juros do Cheque Especial

O Cheque Especial é um dos produtos bancários mais utilizados pelos brasileiros, mas é preciso saber usá-lo.
Embora seja o serviço mais procurado para resolver problemas financeiros urgentes dos correntistas, é também o grande responsável pelo endividamento dos usuários.

Segundo o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), mais de 30 milhões de consumidores entraram na lista de inadimplentes por conta do produto. Esse dado significa que você não deve utilizar o serviço? Não exatamente.

Especialistas afirmam que o Cheque Especial é um limite emergencial e que deve ser utilizado em último caso e com cautela.

Como as taxas e os juros são muito altos, no final, você pode acabar em uma dívida grande, transformando seu problema inicial em algo muito maior!

Como calcular os juros do Cheque Especial

As taxas variam conforme a instituição financeira, mas podem ultrapassar 300% ao ano.

Segundo dados divulgados pelo Banco Central em 2020, as taxas de juros do Cheque Especial chegaram a 318,7%, contra 175,2% em parcelamento de cartões de crédito e 119,5% em crédito pessoal.

A cobrança é realizada por dia, sob juros compostos. No primeiro dia, a taxa incide sobre o total utilizado.

No dia seguinte, recai sobre o valor inicial mais os juros do dia anterior e assim por diante. Além disso, há a cobrança de outras taxas como o Imposto sobre Operação Financeira (IOF).

É muito importante lembrar que o não pagamento de uma eventual dívida, negativará o seu nome e impedirá que você consiga fazer uma série de outros processos de crédito. Fique atento!

Novas regras do Cheque Especial

Overdraft - is it worth using the emergency amount?

Em 2018, novas regras foram implementadas para que as pessoas utilizem o Cheque Especial de maneira mais consciente.

Entre as principais mudanças está o aviso da sua instituição bancária, informando que você entrou no Cheque Especial.

O extrato passou por uma mudança estética, para que o cliente entenda de forma clara qual o saldo disponível em sua conta e qual o valor disponível no Cheque Especial.

Os bancos receberam inúmeras críticas por confundirem os correntistas na hora de avaliar o saldo da conta. Com a mudança, essa confusão não deve mais ocorrer.

As instituições financeiras devem se atentar ao valor e ao tempo que o cliente utiliza o serviço.
Então, sempre considere se o uso é realmente necessário quando receber o aviso de que está entrando no Cheque Especial.

Caso o produto seja utilizado por mais de 30 dias, o banco deve entrar em contato com o correntista para oferecer linhas de crédito com juros menores, evitando que o cliente entre em uma dívida que não poderá pagar no futuro.

Conclusão

O Cheque Especial é um serviço oferecido pelas instituições financeiras para facilitar sua vida. De fato, é um crédito pré-aprovado que pode ser utilizado na hora, sem nenhum tipo de impedimento, para qualquer emergência.

Basta estar atento ao valor utilizado, ao tempo e, principalmente, aos juros que serão pagos.

A praticidade e a facilidade na utilização fazem com que muitas pessoas utilizem o serviço sem realmente precisarem.

É preciso ter cuidado na hora de utilizá-lo. Não é interessante usar o limite do Cheque Especial por muitos dias. Quanto antes você cobrir o valor, menores serão as taxas de juros.

Os produtos bancários servem para facilitar a vida do usuário, mas é preciso atenção. Não utilize serviços sem verificar antes com seu gerente quais taxas e juros podem ser cobrados.

O ideal é apostar no Cheque Especial como forma de obter um fôlego e rapidamente organizar a sua vida financeira. Faça isso para evitar endividamentos e problemas maiores que possam negativar o seu nome.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo