Renda Variável – tire todas as suas dúvidas aqui!

Para ter sucesso como investidor é preciso conhecer as estratégias e saber onde aplicar. A Renda Variável, por exemplo, pode ser uma boa opção.

Esse é um tipo de renda que desperta dúvidas e inseguranças. Mas, se bem administrada a Renda Variável pode, sim, trazer bons resultados para quem pretende ganhar dinheiro fazendo as economias renderem.

No entanto, o importante é tirar as suas dúvidas e entender como funciona essa modalidade antes de simplesmente sair investindo. Veja a seguir todas as informações essenciais a respeito desse tema.

O que é Renda Variável?

Publicidade

A Renda Variável é um tipo de aplicação financeira cujos rendimentos são imprevisíveis – daí o seu nome fazendo referência a uma provável variação.

Variable Income - clear all your doubts here!

Diferentemente do que acontece em investimentos de Renda Fixa, nesse caso você não consegue mensurar qual será o valor de resgate dos títulos, já que eles sofrerão muitas alterações durante o decorrer da operação.

A sua alta volatilidade se deve a diversos fatores. Dentre os principais, os que mais impactam nos valores da Renda Variável são os seguintes:

  • Variações do Produto Interno Bruto (PIB);
  • Inflação;
  • Taxa de juros;
  • Câmbio;
  • Cenário político nacional e estrangeiro;
  • Políticas econômicas

No entanto, é importante saber que essas mudanças frequentes ocorridas no mercado podem ser bem positivas e podem fazer com que um ativo renda muito em pouco tempo. Mas, é preciso ter conhecimento para administrar corretamente.

Quais são os tipos de Renda Variável?

Existem efetivamente dois tipos de Renda Variável em que você pode fazer as suas aplicações. Vamos falar de cada uma individualmente, analisando melhor suas características.

Bolsa de valores:

O investimento em Renda Variável mais conhecido do mercado é a Bolsa de Valores. Na Bolsa são negociados títulos emitidos por empresas de capital público, privado ou misto.

As possibilidades de ganho são bem grandes, mas também existem, é claro, os riscos. No entanto, quem aprende e se dedica em entender o método de operações costuma ter excelentes resultados.

Ao comprar uma ação você se torna socio da empresa. Portanto, passa a compartilhar os riscos e as possibilidades de lucro. É aqui que mora o perigo na Renda Variável.

As atuações operam em compra e venda. Os investidores precisam contar com a ajudar de uma corretora e de um analista de investimento.

Fundo de Investimento:

Já nesse caso você trabalha com diversos produtos financeiros. No fundo de investimento diversos investidores se unem para um mesmo propósito. Se houver lucro, o valor é dividido entre todos.

O grande segredo é escolher muito bem essa equipe, compartilhando ideais, riscos e objetivos para que não haja problemas durante a operação.

Tanto pessoas físicas quanto pessoas jurídicas podem participar de um Fundo de Investimento. Dentro dessa modalidade de investimento existem diferentes classificações, tais como:

  • Fundo de Curto Prazo;
  • Fundo Referenciado;
  • Fundo de Renda Fixa;
  • Fundo de Ações;
  • Fundo Cambial;
  • Fundo de Dívida Externa; e
  • Fundo Multimercado.

Todas as atividades e Fundo de Investimento são fiscalizadas por órgãos responsáveis que garantem a idoneidade das práticas. Nesse caso, os órgãos responsáveis são CVM e a ANBIMA.

Como investir em Renda Variável

Variable Income - clear all your doubts here!

To start investing in Variable Income you must first open an account with a broker. It is there that the transactions will be carried out, and the investment money will be deposited.

By activating your registration it is already possible to start investing. However, care must be taken when choosing titles.

Through the broker’s website you can see the values ​​and define how much you want to invest. After informing the number of shares you want to acquire, the process will be all electronic.

For beginners, however, it is interesting to have a specialized consultancy that can help you in the whole process and in the proper orientation for the first steps.

What is the profitability of Variable Income

Para começar a investir em Renda Variável é preciso primeiro abrir uma conta em uma corretora. É lá que as transações serão realizadas, e o dinheiro para investimento será depositado.

Ao ativar o seu cadastro já é possível começar a investir. No entanto, é preciso cuidado na escolha dos títulos.
Através do site da corretora você poderá ver os valores e definir quanto quer investir. Depois de informar a quantidade de ações que quer adquirir o processo será todo eletrônico.

Para iniciantes, porém, é interessante contar com uma assessoria especializada que possa lhe ajudar em todo o processo e na orientação adequada para os primeiros passos.

Conclusão

seguro para seu perfil e seus objetivos. A Renda Variável é uma opção um pouco mais arriscada do que a Renda Fixa. Por isso mesmo ela é especialmente indicada para quem possui algum conhecimento e prática no assunto.

Para investidores iniciantes o mais indicado é escolher investimentos mais simples como é o caso da Renda Fixa, onde os valores e rendimento podem ser identificados já na aplicação.

Mas, uma sugestão interessante é fazer testes para conhecer o seu perfil de investidor e entender qual o tipo de investimento que mais combina com você.

Assim fica mais fácil entender se a Renda Variável realmente combina com o seu estilo. Isso pode ajudar a escolher o investimento mais adequado e mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo