Cartão SUS

Ainda que você desfrute do privilégio de ter um convênio médico, pode ser que precise do SUS em algum momento. Nesse caso, o Cartão SUS será essencial para ter acesso aos cuidados na rede pública de saúde.

O SUS – Sistema Único de Saúde – é o atendimento de saúde pública no Brasil, um modelo que vem sendo replicado e elogiado em todo o mundo.

Muitos brasileiros dependem desses serviços para obter cuidados médicos essenciais, como acompanhamento de pré-natal, consultas preventivas e tratamentos de quadros graves.

Em todas essas circunstâncias, será solicitado o dado do cartão referente ao cadastro no SUS. Por isso é tão importante conhecer e saber como obter o seu cartão.

O que é o Cartão SUS?

SUS Card

O Cartão SUS é o cartão de identificação do cidadão brasileiro que permite que ele busque atendimento na rede pública de saúde.
Sem ele não é possível conseguir consultas, exames e orientação em postos de saúde e redes do AMA, por exemplo.
Ele se parece com um cartão de banco, de plástico rígido e que contém algumas informações em sua face e no verso.

A única situação em que o cartão não é solicitado é para campanhas de vacinação nacional. Nesse caso, os usuários podem ter acesso ao serviço apenas apresentando um documento de identificação.

Para outras situações, o cartão será necessário. Ele é individual e intransferível, o que significa que crianças, adolescentes, adultos ou idosos devem ter o seu próprio cartão.

Como emitir o Cartão SUS

Para emitir o Cartão SUS é preciso fazer uma solicitação. O passo a passo é simples e todos os cidadãos brasileiros ou naturalizados podem fazer. Mesmo aqueles que possuem plano de saúde.

Para isso, você deverá comparecer em uma unidade de saúde próxima a sua casa munido de alguns documentos essenciais. A lista de documentos é a seguinte:

  • Documento de identidade (RG);
  • CPF;
  • Certidão de nascimento ou certidão de casamento.
  • Comprovação de residência, como a conta de água, luz ou telefone.

Com esses documentos será emitida a sua solicitação. O agente que lhe atender no posto de saúde poderá lhe dizer quais são os próximos passos e quanto tempo o cartão demora para ficar pronto.

Outra possibilidade é fazer um pré-cadastro através do site antes de comparecer à unidade. Nesse caso, o passo a passo é:

  • Acesse o Portal do Cidadão e procure por “Pré-Cadastro do Cartão Nacional de Saúde – CNS”.
  • Informe os dados solicitados sem deixar nenhum campo em branco;
  • Marque a caixa AntiSpam;
  • Informe um e-mail pessoal;
  • O sistema gerará um protocolo. Você terá, a partir daí, 90 dias para comparecer em uma unidade de saúde e validar o cartão. Leve consigo os documentos listados anteriormente.

Caso você precise gerar uma nova senha, o e-mail cadastrado será o meio para isso. Por isso, tenha atenção na hora de incluir os seus dados.

Como consultar o número do Cartão SUS

Se você perdeu o seu cartão, ter ao menos o número é importante para manter o seu acesso aos serviços de saúde. Nesse caso, você pode seguir o passo a passo abaixo que é bem simples:

  • Acesse o site meuDigiSUS;
  • Faça o login usando seus dados de acesso ao Portal “gov.br”. Se você ainda não tem um, crie na hora a nova
  • conta;
  • Procure por “Minha saúde”;
  • Em seguida vá para “Meu Cartão Nacional de Saúde”, clique em “Acessar”;

Pronto! Você verá o seu cartão em uma versão digital. Copie as informações ou faça a impressão dos dados. Nesse caso, basta procurar pelo ícone de download, representado por uma seta para baixo.

O arquivo será gerado em PNG. Você pode salvá-lo em seu computador ou celular ou fazer a impressão.

Como gerar a segunda via do Cartão SUS

SUS Card

O mesmo passo a passo dito anteriormente poderá ser usado como emissão de uma nova via. O Cartão SUS não precisa ser apresentado em sua versão física, aqueça que parece um cartão de crédito.

Com os dados em mãos ou com a versão digital ou impressa você já pode obter o atendimento que precisa. O importante é ter essas informações acessíveis para conseguir o atendimento.

Aplicativo:

Outra opção é baixar o aplicativo ConectSUS em seu celular ou iPhone para obter todas as informações sobre seu cadastro na rede pública de saúde.

Conclusão

A saúde pública no Brasil tem evoluído muito e se tornou um modelo elogiado por especialistas. A frente disso encontra-se o SUS, o programa de saúde que mantém o bem-estar e brasileiros sem custos.

O Cartão SUS, portanto, é um importante documento de identificação e deve ser mantido sob cuidado por todos os cidadãos. Ter o cartão é importante para assegurar o seu atendimento de forma mais prática e rápida quando necessário.

Portanto, siga nossas instruções e emita o seu Cartão SUS. Não deixe para buscar o documento somente na hora de uma emergência médica.

Deixe seu comentário