Cartão de Cidadão peça o seu

Serviços sociais e benefícios trabalhistas podem ser facilmente acessados com o uso do Cartão Cidadão. Ele é atrelado a Caixa Econômica Federal, e pode ser usado nos canais de atendimento desse banco.

Através dele, brasileiros que fazem parte de alguns dos programas sociais do governo conseguem acessar os valores disponibilizados. Também é utilizado para acesso ao seguro desemprego e outras verbas.

Se trata de um cartão tradicional, como aqueles usados para acessar a sua conta bancária, mas que serve exclusivamente para uso nos canais de atendimento da Caixa Econômica, e somente para as finalidades citadas.

Como pedir o Cartão do Cidadão

Publicidade

Em todos esses casos os valores são disponibilizados em contas da Caixa Econômica. No entanto, considerando que nem todos os brasileiros possuem conta nesse banco, essa foi a estratégia criada para dar acesso rápido aos valores.

Citizen Card

Você pode fazer a solicitação de seu Cartão Cidadão de diferentes formas. Caso você possua algum benefício social ou trabalhista para sacar, e ainda não obteve o seu cartão, pode fazer isso através do telefone de contato. Ligue para:

  • 0800 726 0207

Outra possibilidade é comparecer a uma agência da Caixa Econômica e fazer a sua solicitação pessoalmente. Leve consigo documentos de identificação que possam lhe ajudar a acessar mais facilmente o cartão.

Lembre-se, porém, que o cartão estará atrelado a um benefício ou valor trabalhista. Portanto, caso você não tenha nada disso para receber o cartão não será emitido.

Mas, se você já possui conta na Caixa também não precisa do cartão, pois, o depósito será automático na sua conta.

Como fazer a senha do Cartão do Cidadão

Para garantir a proteção e a segurança, o Cartão Cidadão só pode ser utilizado mediante fornecimento de uma senha. Ela será definida pelo próprio titular após a solicitação do cartão.

Para tanto, é necessário comparecer a uma Unidade Lotérica ou entrar em contato com Atendimento CAIXA ao Cidadão – 0800 726 0207.

Caso você opte por ir diretamente a uma Casa Lotérica, deve ter em mãos o cartão para o qual quer cadastrar a senha e um documento oficial de identificação, que pode ser:

  • Carteira de identidade;
  • Carteira Nacional de Habilitação física ou digital;
  • Carteira profissional (Ex.: OAB, CRM, etc.);
  • CTPS – modelo informatizado;
  • Carteira funcional;
  • Identidade militar;
  • Carteira de identidade de estrangeiros;
  • Passaporte.

Todos esses documentos servirão como comprovação de sua identidade e poderão ser usados para que você crie uma nova senha para o seu Cartão Cidadão.

Caso você opte por comparecer a uma unidade da Caixa Econômica ao invés da casa Lotérica, então não precisa ter o cartão em mãos. Com o documento de identificação já conseguirá gerar a senha.

Renovação da senha

Quem já tinha uma senha cadastrada, mas esqueceu, pode redefinir. No entanto, infelizmente a Caixa ainda não disponibiliza canais digitais para isso. Sendo assim, será preciso comparecer a uma agência portando:

  • RG;
  • CPF;
  • Cartão Cidadão;
  • Termo de Responsabilidade (assinado no ato do cadastramento da sua Senha Cidadão).

Depois de redefinir a senha, procure memorizá-la ou anotá-la em local seguro para não ter o mesmo problema. Mas, em nenhuma hipótese você deve fornecer os dados a estranhos ou anotar em locais aparentes e óbvios

Como consultar o saldo do Cartão do Cidadão

Citizen Card

Diferentemente do que ocorre para a redefinição de senha, nesse caso é possível, sim, fazer a consulta de seu Cartão Cidadão através da internet. Felizmente há um canal próprio para isso.

Uma das possibilidades é através do site da caixa. Para isso, acesse o site clicando aqui e faça a busca. Você também pode fazer o download do app da Caixa em seu celular e realizar a consulta pelo aparelho móvel.

Outra opção é fazer essa consulta pelo telefone. Nesse caso, ligue para 0800 260 207. Lembre-se que em qualquer dos canais que você escolher será preciso fornecer dados pessoais para confirmar sua identidade.

Conclusão

O Cartão Cidadão é uma forma prática, rápida e segura de fazer saques de seus benefícios e direitos trabalhistas. Graças a ele muitos brasileiros conseguem acessar os valores sem precisarem madrugar em filas de agências bancárias.

É importante guardar o seu cartão em local seguro para que ele não seja utilizado indevidamente por outras pessoas.

Além disso, sempre tenha o cuidado de preservar a sua senha em segredo, e só forneça em caso de extrema necessidade e para pessoas de sua total confiança.

O Cartão Cidadão pode ser consultado e emitido de maneira muito prática. Mas, ele sempre deverá estar atrelado a algum benefício pendente de saque. Caso contrário, não há necessidade de obter o cartão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo